
Artigos Publicados
Quando a umidade é problema
Em visitas a obras, muitas vezes me deparo com problemas de umidade em paredes e forros. Bolhas na pintura, manchas e mofo são sintomáticos de infiltração, um problema comum em apartamentos e, sobretudo, em casas. Muita gente se incomoda apenas com o visual desagradável e pode ir protelando o conserto. Não deveria. A umidade pode danificar e comprometer as estruturas. O ideal é tentar encontrar a origem do problema o mais rapidamente possÃvel e efetuar o reparo.
Se a umidade ocorre na parte superior da parede de uma casa, é provável que a infiltração venha do telhado ou da calha. Verifique se a calha está entupida ou se há telha quebrada. Se surgir em paredes de banheiros de apartamentos, provavelmente a causa esteja no ralo ou no rejunte do piso do banheiro de cima – e o vizinho deve ser comunicado para providenciar o conserto. Quanto antes descobrir, melhor.
Manchas próximas ao piso sugerem problemas na impermeabilização da fundação. Mas se o problema ocorre somente em época de chuvas, pode ser o respingo da água nas paredes ou umidade do solo próximo a casa. Uma solução seria aumentar o beiral e colocar calha no final do telhado.
Infiltração externa ou cano quebrado costumam causar bolhas nas paredes. Se for um cano quebrado, apesar do incômodo, é mais fácil de resolver. Mas, muita gente opta por construir na divisa do terreno para ganhar espaço. Na maioria dos casos, a infiltração ocorre quando as paredes de divisa e o piso ficam em contato direto com o solo. Este é um problema mais complicado, pois o ideal é fazer um tratamento da parede pelo lado externo.
Em todos os casos a recuperação da parede afetada requer que se raspe a tinta – e, à s vezes, até o reboque - e se faça um tratamento contra umidade, para que o problema não volte. O processo inclui impermeabilização externa e/ou interna, conforme o caso já exemplificado acima. No final vêm à s demãos de selante e de tinta acrÃlica antimofo na parte de dentro. No mercado existem diversas opções de materiais para esta finalidade. Procure um profissional de sua confiança para saber qual o mais adequado ao seu caso.
Lembre-se: a insolação é sempre bem-vinda. Deixe janelas abertas para receber o sol e manter o equilÃbrio de temperatura entre os ambientes interno e externo.




