top of page

Artigos Publicados

TRINCAS EM PAREDES: CAUSAS E CORREÇÃO

 

Como a crescente verticalização em nossa cidade, um problema vem tirando o sono de muita gente. Muitas pessoas têm me procurado para saber sobre a gravidade das trincas que aparecem nas paredes de suas casas.

 

Existem vários fatores que podem ocasionar trincas, uns mais graves, outros, menos preocupantes. Essas trincas podem até deixar passar água, possibilitando a proliferação de bolores e outros fungos, provocadores de doenças alérgico-respiratórias. De qualquer forma, sempre é muito feia uma parede com trincas. Então, primeiro, vamos saber como identificá-las:

 

CASOS SIMPLES: São quando as trincas não oferecem nenhum tipo de perigo estrutural da edificação. São causadas por retração das argamassas ou concreto devido à dosagem ineficiente de cimento ou secagem inadequada em dias de muito vento ou de calor excessivo.

Podem ser também causadas pelo uso de areia inadequada ou com resíduos, resultando em falta de aderência do revestimento à parede. Outro fator importante é a ausência de juntas de dilatação ou movimentação que absorvam a movimentação da estrutura.

 

CASOS GRAVES: São trincas muito grandes que afetam as paredes e deixam à mostra a ferragem, chegando a enferrujá-la. Estas trincas, se não forem tratadas adequadamente, podem comprometer a estabilidade estrutural das edificações.

 

Para cada tipo de trinca existe uma causa, e uma forma de resolver o problema.

Tamanha é a preocupação com este assunto que existe até uma norma técnica de classificação de trincas: NBR 9575/03.

 

CASOS SIMPLES: Como dica, sugiro passar uma argamassa de gesso sobre o local e observar a reação por um tempo. Se as trincas continuarem a aparecer, é sinal de que a estrutura está se movimentando. Isso é bastante comum em construções recentes, mais novas. Neste caso sugiro o tratamento com impermeabilizante acrílico flexível, na forma de pintura, pois este produto acompanha a movimentação dessas microfissuras e evita a infiltração de água.

 

CASOS GRAVES: Quando a alvenaria já foi afetada, é sugerido preencher a abertura com mástique acrílico, podendo estruturar a área com uma tela especial própria para essa função. Recomenda-se sempre a consulta a um profissional habilitado, visto que muitas vezes podem ocorrer problemas estruturais graves.

 

OBRIGADO PELA VISITA

© All rights reserved.| Espaço Planejado arquitetura | São Paulo - Brasil.

bottom of page